quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Zona Norte do Rio vai ganhar praia artificial no Parque de Madureira

A Zona Norte vai ganhar uma praia artificial dentro do Parque Madureira. Desde maio a Prefeitura do Rio começou as obras de expansão do parque e no trecho perto do Viaduto dos Italianos, em Rocha Miranda, está sendo construída uma praia artificial. O balneário terá faixa de areia de 500 metros quadrados de extensão, coqueiros e 120 metros de queda d'água. Após a conclusão das obras o parque vai quase triplicar - atualmente tem 1,3 km de extensão e passará a ter 4,5 km, quase o tamanho da ciclovia da Avenida Atlântica.

A ampliação será da Rua Bernardino de Andrade (no Turiaçu, final do parque), passando pelo viaduto da Av. dos Italianos, até a expansão da Via Light, na intercessão com a Avenida Brasil. Com isso, o parque vai cortar oito bairros da zona norte: Turiaçu, Oswaldo Cruz, Rocha Miranda, Bento Ribeiro, Honório Gurgel, Marechal Hermes, Coelho Neto e Guadalupe.

A expansão começou com a limpeza do terreno e retirada de material excedente e a implantação de rede de drenagem e galeria de águas pluviais. Também já foram construídos o canteiro e a via de serviço para acesso de materiais e maquinários da obra. As obras têm duração de dois anos e investimento de R$ 278 milhões.

Outra inovação do projeto é uma pista de esqui a base de polímero umedecido e sistema de irrigação para deslizamento das pranchas que poderão ser alugadas no local. A estrutura terá 125 metros de comprimento. Também haverá muro de escalada, uma nova área de skate, centro de treinamento de tênis, horto, escola de jardinagem, anfiteatro e um galpão das artes. (CBN/Redação)

Nenhum comentário: