quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Avenida Rio Branco terá três faixas fechadas ao tráfego para obras do VLT


Circular pela região central da cidade exigirá ainda mais paciência de motoristas e passageiros de ônibus. O prefeito Eduardo Paes anunciou nesta terça-feira as novas intervenções no trânsito do Centro e da Zona Portuária, para obras de implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), além de outras frentes do projeto Porto Maravilha. Entre as alterações anunciadas, está a interdição de três das cinco faixas da Avenida Rio Branco, entre a Presidente Vargas e a Cinelândia, a partir do próximo dia 29. Com isso, a Rio Branco voltará a ter sentido único, em direção ao Aterro. A faixa exclusiva para táxis será extinta e duas serão destinadas aos ônibus municipais. O prefeito Eduardo Paes pediu nesta terça paciência aos cariocas para as obras que preveem uma profunda transformação do Centro, entre outras coisas, com a criação de um grande boulevard do Armazém 8, no Porto, até a Praça Quinze.

As linhas de ônibus que passavam pela Rio Branco no sentido Candelária serão transferidas para a Rua Primeiro de Março, que terá o BRS ativado.

— Que as pessoas lembrem que as obras são para melhorar o que sempre foi muito ruim. Pedimos a colaboração da população e que todos deem preferência ao transporte público — disse Paes.

MUDANÇAS ADIADAS POR CAUSA DO ENEM
Ele anunciou ainda que alterações previstas para serem implantadas no próximo fim de semana só entrarão em vigor no dia 15. O objetivo é não prejudicar o deslocamento de estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo a Secretaria de Transportes, as linhas executivas com ponto final no Terminal Menezes Cortes e na Avenida Nilo Peçanha não terão alteração no itinerário de chegada ao Centro. A saída, no entanto, deixará de ser pela Primeiro de Março e agora será pela Rua da Assembleia e pelo BRS Carioca, de onde os ônibus seguirão pela Praça da República até a Presidente Vargas.

As linhas convencionais que atualmente utilizam o terminal na Avenida Chile e a linha executiva 2310, com destino a Bangu, passarão a ter seu ponto final na pista lateral da Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, entre a Rio Branco e a Rua dos Andradas. As executivas com destino a Santa Cruz e Campo Grande (2303, 2304, 2307, 2308, 2309 e 2331) permanecerão na Avenida Chile e não terão o trajeto alterado.

Já as linhas intermunicipais do Terminal Menezes Cortes não terão o trajeto de chegada alterado e passarão a sair da cidade pela Avenida Mem de Sá. As que seguem para Petrópolis, Teresópolis e Rio Bonito chegarão à Presidente Vargas pela Rua de Santana. As linhas que trafegam pela Binário do Porto passarão a ter acesso à via seguindo pela Praça da República e pelo Túnel João Ricardo. Já os passageiros das linhas 1906B e 1907B, com destino a Paracambi e Japeri, devem ficar atentos porque o o ponto final será transferido para a pista lateral da Presidente Vargas.

Ainda na região da Central, será mantido na Avenida Luís de Vasconcelos o ponto final das linhas com destino a Duque de Caxias, com exceção da 2111C, que será remanejada para a Presidente Vargas. Na Avenida Augusto Severo, na Glória, ficarão as linhas 521D e 565D. As demais serão transferidas para pontos nas ruas Acre e Camerino e para a pista lateral da Presidente Vargas.

TERMINAL SERÁ DESATIVADO E VAI VIRAR PRAÇA

Os ônibus que param atualmente na Rio Branco entre a Presidente Vargas e a Visconde de Inhaúma terão o ponto final transferido para esta última, no trecho entre as ruas da Candelária e da Quitanda.

Para orientar a população sobre todas essas mudanças, serão distribuídos 450 mil folhetos em pontos de ônibus e dentro dos coletivos. Também haverá sinalização. A divulgação das mudanças será feita ainda através de agentes educativos: eles ficarão em pontos estratégicos, para auxiliar os passageiros.

Ao todo, o estudo para as mudanças reuniu 62 linhas intermunicipais e 27 municipais, cujos pontos finais ficarão na Presidente Vargas, na Rua Acre e na Camerino. Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, a localização atende às necessidades do Centro e melhora o trânsito.

Outra medida que deve causar impacto no trânsito é o fim do Terminal Misericórdia, no dia 23, para as obras do Porto Maravilha. As 27 linhas que fazem ponto final no local serão transferidas para a Av. Churchill, a Rua Santa Luzia e a Praça Marechal Âncora. A área será transformada numa grande praça, de 21 mil m², com vista para a Baía. A praça fará parte de um passeio público que se estenderá até o Armazém 8 do Porto. A conclusão das obras deverá ser no segundo semestre de 2015. Já o início de operação do VLT será no primeiro semestre de 2016. (G1/Redação)





Nenhum comentário: