terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Tijuca e Centro serão ligados por ciclovia de 7,5 km

No ano em que a cidade do Rio de Janeiro completa 450 anos, o maior presenteado será o carioca, especialmente as pessoas que transitam diariamente entre os bairros da Tijuca e do Centro. Perto de bater a meta de implantar 450 quilômetros de malha cicloviária na cidade, a Prefeitura do Rio escolheu a Tijuca como um dos primeiros bairros a receber parte dos 70 quilômetros de ciclovias que faltam para atingir esse objetivo. Com 7,5 quilômetros, a nova via ligará a Praça Saens Peña, na Tijuca, à Praça Quinze, no Centro, permitindo que o ciclista saia da Zona Norte e possa chegar à Zona Sul de bicicleta. Dona da maior rede cicloviária do país e do título de Capital Latino-Americana de Ciclovias, a cidade do Rio tem hoje 380 quilômetros de ciclovias (em 2009, a cidade registrava 150 km em ciclovias), graças a um investimento de R$ 84 milhões.

Para o projeto de ligação cicloviária entre as regiões da Tijuca e do Centro, serão investidos cerca de 5,6 milhões. Detalhes do traçado ainda estão sendo estudados, juntamente com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), mas já se sabe que a ciclovia passará pela Rua Mariz e Barros, por vias do Estácio, incluindo a Rua Frei Caneca e outras existentes na área do Sambódromo, e pela Avenida Almirante Barroso, cruzando com a ciclofaixa da Avenida Graça Aranha, de forma que o ciclista possa pedalar em segurança até a Zona Sul pelo Aterro do Flamengo.

- Essas ações oferecem ao ciclista uma malha interligada, oferecendo uma alternativa segura para se utilizar a bicicleta com um modal de transporte para médias e curtas distâncias e alimentar o sistema de transportes de massa. Nosso esforço é para possibilitar que o ciclista saia de casa pedalando, ou alugue uma bicicleta, estacione em um dos inúmeros bicicletários disponíveis na cidade, evitando assim o uso do carro - afirmou o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Altamirando Moraes.

Saudável e sustentável, a bicicleta como forma de transporte recebe hoje grande atenção na atual gestão municipal. Em vários pontos da cidade, o carioca já elegeu a bicicleta como um modal de transporte complementar ou substituto do carro no seu dia a dia.

A ciclovia da Tijuca foi uma das ideias propostas pela sociedade, e uma das mais votadas, no Desafio Ágora Rio, plataforma colaborativa promovida pela prefeitura para discussão de políticas públicas. Por este motivo, o governo municipal decidiu incluir, de imediato, o bairro da Zona Norte no planejamento de 2015. Além disso, a rota que ligará os dois bairros será alimentadora dos transportes de massa e incluirá pontos do programa Bike Rio, de aluguel de bicicletas.

Gestora do sistema Bike Rio, a prefeitura, em edital publicado em junho, vai ampliar o programa no município. Além das 60 estações já existentes, serão instaladas um total de 200 estações, ampliando o número de bicicletas de 600 para 2.600 unidades. A localização das estações pode ser consultada pela internet.

O programa Bike Rio foi inaugurado em 28 de outubro de 2011. Atualmente, o projeto de compartilhamento de bicicletas é desenvolvido pela empresa concessionária Serttel, em parceria com o Banco Itaú. Até o momento, o programa contabiliza mais de 4 milhões de viagens e mais de 200 mil usuários cadastrados. (Tijuca/Redação)

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