O temor de que policiais militares de plantão em cabines se tornem alvos fáceis de bandidos tem levado profissionais a não permanecer no posto fixo depois das 18h. No 2º BPM (Botafogo), o cuidado com a segurança se tornou uma ordem, lembrada via rádio aos policiais que entram no plantão noturno.
"Minha determinação é que os policiais fiquem nos limites, mas não dentro das cabines, para evitar incidentes como os que ocorreram em dezembro, quando a cabine em frente ao shopping foi metralhada", afirma o comandante do 2º BPM, tenente-coronel Roberto Chimento. "A cabine é a base, mas o policial não deve ficar estático, principalmente à noite".
Na noite de sábado, as cabines da Cinelândia, da Praia de Botafogo e Humaitá estavam com as luzes acesas e as portas trancadas. Já a da Praça José de Alencar, no Flamengo, estava com a luz apagada.
Em um dos locais, um policial contou que evitava ficar na cabine para não virar "alvo fácil". Os PMs negaram receber ordem para não permanecer nas cabines à noite. Ontem, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ubiratan Angelo, garantiu não existir uma determinação para todos os locais, mas disse que comandantes têm autonomia para tomar decisões: "Cada um tem sua estratégia porque tem razões específicas".
Fechadas também durante o dia
Policiais militares também têm evitado permanecer nas cabines durante o dia. Ontem, por volta do meio-dia, posto do 9º BPM (Rocha Miranda) na esquina das ruas Carolina Machado e Francisco Batista, em Madureira, estava aberta, mas vazia. Segundo moradores, o policial estaria almoçando e realizando ronda.
Mais tarde, na esquina das avenidas Martin Luther King e Monsenhor Félix, em Irajá, a cabine estava trancada. Um PM disse que tinha ido almoçar e que costuma deixar o local para fazer ronda. A cabine fica a cerca de 500 metros do posto de gasolina onde, quinta-feira, um cabo e um soldado do mesmo batalhão foram mortos. Na cabine de Irajá, policial contou que, à noite, há sempre dupla de PMs.
Fonte: O Dia Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário