Rio - Dez cidades fluminenses vão mostrar nesta segunda-feira todos os seus trunfos para hospedar delegações pan-americanas antes do início dos Jogos. Representantes dos municípios se reúnem à tarde com o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, para acertar que tipo de contribuição podem dar ao Pan 2007. A idéia é ajudar na climatação dos atletas e ganhar visibilidade com os ilustres visitantes. Vale oferecer hospedagem e transporte gratuitos.
Eduardo Paes negocia com as empresas de ônibus intermunicipais o translado das equipes do aeroporto até as cidades e a volta para o Rio. A Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) também vai incentivar a mobilização de jovens voluntários para atender as equipes. "É uma forma de incentivar o esporte entre os jovens e envolver a comunidade nos Jogos", explica Aldo Lopes, diretor de marketing da TurisRio.
A prefeitura de Niterói aposta na tradição das competições de Vela na cidade. "O Clube Naval, em Charitas, está pronto para o treinamento dos atletas, como também para sediar as provas, se necessário", ressalta Dina Feijó, secretária de Esportes. O local também oferece local para hospedagem.
O Ginásio Poliesportivo Aracy Machado é o trunfo da prefeitura de Cabo Frio, que estuda oferecer hospedagem e alimentação gratuitos. "A visita de atletas traz grande divulgação da cidade no exterior. Vale a pena investir", garante José Ricardo Gonçalves, secretário de esportes da cidade.
Macaé oferece hospedagem no ginásio
Macaé é a cidade que oferece a maior infraestrutura. O Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, com capacidade para cinco mil pessoas, é um dos mais modernos do país. Ele conta com 32 suítes com ar-condicionado, TV e frigobar para a hospedagem de atletas. O local é próprio para acomodação de delegações inteiras de voleibol, basquete, futsal ou handbol.
A cidade conta ainda com campo de hóquei sobre grama e quadra de vôlei de praia. Por enquanto, apenas a Federação Argentina de Canoagem pediu informações sobre a climatação. Os outros municípios interessados em recepcionar atletas são: Petrópolis, Nova Friburgo, Angra dos Reis, Casimiro de Abreu, Teresópolis, Rio das Ostras e Búzios.
Fonte: O Dia Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário