quarta-feira, 21 de março de 2007

Comissão da Alerj realiza audiência sobre ônibus na Avenida Rio Branco


A Comissão de Transportes da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de
Janeiro) realizou nesta terça-feira uma audiência pública para
discutir a possibilidade de retirar de circulação os ônibus na Avenida
Rio Branco, no Centro do Rio. O objetivo, de acordo com o presidente
da Comissão, deputado Marcelo Simão , é buscar meios de melhorar
a qualidade dos transportes e beneficiar os pedestres que passam pela
avenida.


A audiência contou com a participação de Arolde de Oliveira, Secretário
Municipal de Transportes; Paulo Cezar Martins, Coordenador do Programa de Engenharia de Transportes da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da UFRJ (Coppe); Paulo Melo, Deputado Estadual; Sula, Deputada Estadual e Vice-Presidente da Comissão de Transportes;Luiz Veloso , Chefe de Gabinete do Secretário Estadual de Transportes; de representantes dos sindicatos das
empresas de ônibus, da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e do DETRO.

No seu depoimento, Arolde ressaltou a importância da vontade não só técnica como política que envolve a mudança. Disse que a Prefeitura não é poder concedente e sim
cedente. A mobilidade da população é uma preocupação constante da Secretaria Municipal de Transportes que em sua gestão, desenvolveu projetos como o TRANSPAN e o Corredor T-5, que vai ligar o bairro da Penha à Barra da Tijuca e a implantação de sucesso das integrações ônibus-metrô e ônibus-trem, assim como o Plano Diretor de transportes foi concluído pela Secretaria.
Para finalizar, Arolde disse que a Av. Rio Branco , desde que foi aberta, tornou-se a principal artéria do trânsito e que fica difícil uma alternativa para tirar os ônibus do Centro, que é na verdade, o transporte de massa da população.

Fotos: Fabiano Veneza / ALERJ

Nenhum comentário: