quinta-feira, 29 de março de 2007

Presos ganham sessões de cinema em Nova Iguaçu


O Cineclube Carceragem está no ar. Uma parceria entre o músico Marcelo Yuka, ex-Rappa, e o delegado Orlando Zaccone, titular da 52ª DP (Nova Iguaçu), inaugurou nesta quarta-feira o primeiro espaço de projeção de filmes para presos. A carceragem, que abriga 340 presos, também ganhou uma biblioteca, com acervo inicial de 50 livros.

“As pessoas se esquecem que um dia o preso retorna ao convívio social. Se ele não tiver uma atividade, ele pode trazer mais violência para a sociedade”, explicou o delegado. Nesta quarta foram exibidos o curta-metragem ‘O Campim’, documentário que fala sobre uma lixeira que vira um campo de futebol no Complexo do Alemão, e o filme brasileiro ‘Cafundó’, com direção de Paulo Betti e Clóvis Bueno. Integrante da Ong Companhia Brasileira de Cinema Barato, Marcelo Yuka, que ontem brindou os presos com pipoca durante a exibição, espera que a iniciativa seja copiada por outras delegacias. Na 52ª DP (Nova Iguaçu), onde foi lançado o projeto-piloto, as sessões serão realizadas de 15 em 15 dias, sempre com filmes que não tenham cenas de tiros e sejam dublados.

“Muita gente tem dificuldade de ler e os tiros só estimulam a violência”, diz Marcelo, que ficou paralítico após um tiro de bala perdida. A biblioteca, também inaugurada ontem, foi instalada onde os parentes visitam os presos.

O Dia Online

Nenhum comentário: