quinta-feira, 29 de março de 2007

Protesto pelo passe-livre pára o Centro do Rio



O Centro do Rio se transformou numa verdadeira praça de guerra na tarde desta quarta-feira. Cerca de 5 mil estudantes da rede pública do município do Rio entraram em confronto com policiais militares do 13º BPM (Praça Tiradentes) na Rua Primeiro de Março. O Batalhão de Choque da PM (BPChoque) foi acionado. Um policial foi ferido por uma pedrada na cabeça e cinco pessoas foram encaminhadas à 1ª DP (Praça Mauá), uma delas levemente ferida. A PM informou que tem a determinação de não divulgar o efetivo que participou da ação, mas pelo menos 30 policiais do 13º BPM e 17 do BPChoque tentaram reprimir os manifestantes.

O trânsito nas imediações ficou totalmente parado e os comerciantes fecharam as portas. Uma agência bancária na Rua da Assembléia teve os vidros quebrados. Os manifestantes também apedrejaram um microônibus da PM e um carro de reportagem de uma TV.

Para dispersar os manifestantes, o BPChoque disparou balas de borracha e jogou bombas de gás lacrimogêneo em direção à multidão.

Os portões do Palácio Tiradentes foram fechados por volta das 16h, deixando funcionários e deputados acuados no prédio. O deputado Alessandro Molon, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj e os deputados Geraldo Moreira e Fernando Gusmão saíram para conversar com os estudantes. No momento em que conversava com alguns manifestantes, Alessandro Molon quase foi atingido por bomba de efeito moral e criticou a atuação da PM.

"É lamentável este tipo de ação, justamente em frente à Assembléia. É extremamente contrário à democracia. Ficou clara a falta de preparo da Polícia Militar", disse Molon.

O protesto foi contra a decisão judicial, publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira, que considera o passe livre inconstitucional. A medida, do Tribunal de Justiça, atendeu a uma ação das empresas de ônibus. O comando da PM informou que só vai se manifestar sobre as ações dos policiais quando for comunicada oficialmente.

O Fluminense

Nenhum comentário: