quarta-feira, 18 de abril de 2007

Audiência pública para discutir Corredor Viário da Alameda na Câmara Municipal de Niterói


Para discutir o projeto de remodelação da Alameda São Boaventura, no Fonseca, zona norte de Niterói, a Câmara Municipal de Niterói promoverá uma audiência pública nesta quinta-feira, às 11h30.

Uma faixa convidando a população foi estendida e tem chamado a a atenção dos que passam pelo local, no centro de Niterói.
Há 15 dias, a Alerj promoveu uma audiência pública com o mesmo objetivo mas a participação da população de Niterói foi inexpressiva. Na reunião desta quinta-feira, os moradores de Niterói poderão dar opinião, além de tomarem conhecimento dos benefícios e transtornos das mudanças.

Após 13 longos anos, o que parecia impossível, vai sair do papel.
Durante a apresentação do projeto final da construção do corredor viário da Alameda São Boaventura, no Fonseca, em março passado, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, confirmou a publicação do edital para a licitação para este mês. A estimativa da secretaria estadual de Transporte é que a obra esteja concluída em seis meses, até janeiro de 2008.

Falta a liberação dos mais de R$ 11 milhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para dar início ao processo.

A parte de monitoração, como a compra e instalação do equipamento de sinalização, foi separada em um único edital, que deve ser publicado até abril.

A secretária de Serviços Públicos, Trânsito e Transporte (SSPTT) de Niterói, Dayse Monassa, explicou que, desde 1994, quando o projeto foi originalmente concebido, não recebeu a devida atenção por parte dos governos federal e estadual que se sucederam. Inicialmente, considerada como parte integrante da RJ-104, foi municipalizada durante a gestão da ex-governadora Benedita da Silva.

O deputado Comte Bittencourt (PPS) ressaltou que a obra faz parte de um débito que os governos adquiriram com a cidade, desde a inauguração da Ponte Rio-Niterói. De acordo com dados da SSPTT, cerca de 2,3 mil ônibus trafegam por hora nos horários de maior movimentação. Destes, 70% são coletivos intermunicipais, que apenas utilizam a via como passagem para a capital ou para cidades vizinhas, como São Gonçalo, Maricá e Itaboraí.

Características

Seis baias de embarque e desembarque de passageiros serão construídas sobre o canal da Alameda São Boaventura, no Fonseca, Zona Norte de Niterói. As estações estarão localizadas em frente ao Hospital Infantil Getúlio Vargas Filho, na entrada dos bairros Chique, Riodades e Santo Cristo, uma próxima ao Jardim Botânico e, a última, ao lado do Colégio Nossa Senhora das Mercês. Os pontos ficarão situados na pista central da via, a ser construída sobre o canal. Faixas para a travessia de pedestres e sinais de trânsito serão instalados juntamente com terminais para dar maior segurança ao atravessar as pistas.

"Em algumas baias, como a da Nossa Senhora das Mercês, tentamos concentrar pontos de ônibus que são extensos. Neste trecho param veículos municipais e intermunicipais, o que, em determinados horários, congestiona toda a saída da Alameda", analisa Monassa.

No Centro, a Avenida Feliciano Sodré também sofrerá modificações. Os pontos serão agrupados na pista da direita. A pista, sentido Centro, contará com quatro faixas, para que possa absorver o tráfego da BR-101, da descida da Ponte Rio-Niterói e da Avenida Benjamin Constant. Próximo ao Porto de Niterói, já está prevista a instalação de uma passarela.

Ainda no Centro, futuramente o motorista, além de contar com duas pistas da Avenida Feliciano Sodré, também poderá utilizar a Rua Saldanha Marinho como via auxiliar. Sinais serão instalados nos entroncamentos com as ruas Visconde de Itaboraí, Visconde do Uruguai e Barão do Amazonas.

"O que queremos é providenciar uma rota de fuga para que as pessoas não tenham somente uma opção", comentou Monassa.
Do site da Secretaria de Serviços Públicos, Trânsito e Transporte (SSPTT) de Niterói ( Blog informativoRio )

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