quinta-feira, 19 de abril de 2007

Posto de Fiscalização da Secretaria Estadual de Transporte não impede caos no embarque Niterói – Rio


Mais uma manhã de caos na Estação da Barcas S. A na Praça da Araribóia, em Niterói. Nem o recém-inaugurado Posto Avançado de Fiscalização da Secretaria estadual de Transportes e da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp) impediu a desorganização no embarque em Niterói para o Rio.
Os passageiros passavam de um cais a outro, sem saber onde embarcar nem a que horas. Não havia funcionários para qualquer informação. Embora o painel (em inglês) cheio de luzes e dados estivesse dizendo no saguão que estavam sendo embarcados (boarding) 1.238 passageiros às 8:13 da manhã, a verdade é que a barca velha do horário já estava lotada com gente pelo ladrão.
Um funcionário disse que “achava que era a barca velha que ia sair”. Mas a nova (Ingá I) estava acabando de atracar. Uma multidão aguardava a liberação do impasse, quando cinco minutos depois do suspense – finalmente o funcionário liberou a passagem para o catamarã social (Ingá I).
Um pouco mais tarde, (às 9:26h) O Globo Online noticiava que a fila do catamarã, na estação de Charitas, ultrapassava os limites da estação, chegando à rua.
Para reclamações, o posto de fiscalização funciona, na Praça XV, de segunda à sexta-feira, das 7 às 19h, com quatro funcionários atendendo também os passageiros de Paquetá e Cocotá, na Ilha do Governador.
Em Niterói, funciona um balcão de apoio do posto, no mesmo horário. na Praça de Araribóia, com apenas dois funcionários. Há uma ficha para reclamação ou sugestão que pode ser preenchida e depois entregue.
A Agetransp será responsável por reunir as reivindicações feitas e encaminhá-las a Barcas S. A . Dependendo da reclamação, a concessionária terá um prazo médio de 30 a 60 dias para dar a solução. (Por Thereza Christina Jorge para o Blog InformativoRio, às 10:45h).

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