quinta-feira, 19 de abril de 2007

Manifestação contra violência em Copacabana reúne 1300 rosas vermelhas


Rio - O movimento Rio de Paz realiza na manhã desta quinta-feira um protesto pacífico na Praia de Copacabana, na altura da Rua Princesa Isabel, Zona Sul, contra a violência na cidade. A manifestação, batizada de "Jardim da Morte" reúne cerca de 1300 rosas vermelhas nas areias da praias para representar o número de vítimas da violência no Rio desde janeiro.

A iniciativa faz parte do cronograma de protestos cívicos do movimento e pretende mobilizar a sociedade na luta contra a violência crescente no Estado. "Se os milhares de brasileiros que ainda amam a pátria e seu próximo não se mobilizarem para uma participação mais ativa na vida nacional, continuaremos a viver em meio à barbárie", diz Antônio Carlos Costa, presidente do Rio de Paz.

Mães e pais que perderam seus filhos ou parentes em decorrência da violência participam do ato. Paula Ascenção, presidente do grupo "Avante Brasil", que também luta pela paz, está no local ouvindo as pessoas. Ela está perguntando qual seria a melhor solução para diminuir a violência: pena de morte, Forças Armadas nas ruas ou aumento do salários dos policiais Civis e Militares. De acordo com Paula, 70% das pessoas ouvidas acham a pena de morte é a solução.

Esta é a terceira manifestação organizada pelo movimento Rio de Paz neste ano, em Copacabana. No início de abril, mil pessoas vestidas com blusas pretas deitaram no calçadão da praia por cerca de meia hora. E em março, 700 cruzes foram fincadas na areia para representar as vítimas da violência.

O Dia Online

Nenhum comentário: