terça-feira, 24 de abril de 2007

Balão com mais de 16 metros e 1,4 mil rojões é apreendido no Barreto


Um balão com mais de 16 metros de comprimento - equivalente a cerca de cinco andares de um prédio - e seis de largura, que pode ficar horas no ar, segundo policiais do Batalhão de Polícia Florestal do Meio Ambiente (BPFMA) do Colubandê, em São Gonçalo, foi apreendido, na madrugada desta segunda-feira, no Barreto, Zona Norte de Niterói.

O balão estava sendo preparado por rapazes para ser solto por volta das 4 horas. O grupo se concentrou na linha férrea da antiga estação de trem, na localidade da Leopoldina. No momento da ação dos agentes, os homens, que seriam moradores da região, conseguiram fugir, abandonando o material.

Além do balão, os policiais apreenderam um botijão de gás de três quilos, um maçarico e 19 bandejas com mais de 1.400 rojões. Todo o material foi levado para a sede do Batalhão, em São Gonçalo. A operação foi desencadeada depois que os agentes receberam uma denúncia anônima.

De acordo com o Batalhão Florestal, casos como esse têm sido freqüentes na região. Só nos três primeiros meses desse ano, já foram apreendidos 23 balões de tamanhos variados - uma média de mais de sete por mês -, várias armações e farto material explosivo.

Com a chegada das festas juninas, a corporação já tem em mãos um plano de ação para evitar a soltura desse tipo de artefato. Segundo o batalhão, os balões são um dos grandes causadores de incêndios, principalmente, nas matas fechadas.

Segundo o tenente-coronel Soares, além do Batalhão Florestal, outros importantes órgãos também atuam em ação conjunta no combate a crimes ambientais, como a soltura de balões, depredação do meio ambiente e venda ilegal de animais silvestres. Qualquer informação pode ser passada pelo telefone 3399-4832. Não é preciso identificar-se.

O Fluminense

Nenhum comentário: