sexta-feira, 27 de abril de 2007

CCJ DO SENADO APROVA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL PARA 16 ANOS


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quinta-feira a redução da maioridade penal para 16 anos nos casos de crimes hediondos, tráfico, tortura e terrorismo. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi aprovada por 12 votos a 10.

Para entrar em vigor, a emenda ainda tem de ser ratificada em dois turnos pelo plenário do Senado, passar por duas comissões na Câmara e por mais dois turnos no plenário da Câmara, caso não haja modificações. Se elas forem feitas, a proposta volta para o Senado.

O relator da proposta, senador Demóstenes Torres (DEM-GO) acatou duas emendas para tentar facilitar a tramitação do texto.

A primeira diz que os jovens de 16 anos não poderão dividir celas com adultos e que ingressarão no sistema prisional em uma ala isolada do presídio ou em cadeias específicas a serem construídas.

A segunda emenda diz que eles terão de passar por uma junta médica que avaliará se têm consciência do próprio ato.

"A argumentação não faltou de parte a parte", disse Torres. "Os contrários à iniciativa dizem que colocar os adolescentes na prisão só os promoverá na escola do crime. Mas eu pergunto: é melhor ter um adolescente irrecuperável na cadeia ou nas ruas?"

"Porque se a argumentação é de que as cadeias não recuperam eu certamente prefiro não contar com eles nas ruas", disse o senador.

O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que o Palácio do Planalto é contra a iniciativa.

"Vamos fazer o possível para derrubar a proposta onde ela estiver", declarou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou-se mais de uma vez contra a redução da maioridade penal, pregando a educação como a melhor forma de integrar os jovens à cidadania.

A proposta de redução da maioridade penal para 16 anos foi sempre invocada diante de crimes hediondos cometidos por menores. A idéia ganhou força após a morte do menino João Hélio, de 6 anos, que ficou preso ao cinto de segurança do carro da mãe e foi arrastado por quilômetros em ruas do Rio, num assalto com envolvimento de menores.

Reuters

Nenhum comentário: