sexta-feira, 20 de abril de 2007

Ônibus londrino vai rodar com álcool brasileiro


A capital britânica deve ter ônibus movidos a álcool brasileiro em breve. O prefeito de Londres, Ken Livingstone, dará início aos testes com o primeiro veículo do tipo na cidade abastecido com etanol. O Scania OmniCity, de dois andares, carregará até 81 passageiros e será movido a álcool produzido com cana-de-açúcar brasileira.

Helen Woolston, coordenadora de meio ambiente da empresa de transportes públicos de Londres, a Transport for London (TfL), disse nesta sexta-feira (19) que o ônibus deve integrar uma frota composta por sete veículos híbridos movidos a diesel e eletricidade.

Estes ônibus já circulam na cidade e, segundo Woolston, há planos para a compra de mais 50 híbridos até o fim de 2008.

A TfL terminou recentemente testes com ônibus movidos a hidrogênio e pretende adquirir dez veículos do tipo no próximo ano, disse Woolston durante uma conferência em Londres, na sexta-feira.

Os ônibus são parte de uma nova meta da prefeitura que visa a reduzir as emissões de gás carbônico de Londres em 60% até 2025, considerando como base o nível de 1990.

A TfL também avalia a possibilidade de criar uma taxa sobre as emissões de veículos, segundo Woolston. Os veículos que não produzem emissões já estão isentos da taxa de congestionamento, cobrada dos motoristas que circulam pela região central da cidade.

G1

Nenhum comentário: