sexta-feira, 27 de abril de 2007

Nova era no transporte

Dois grandes projetos ferroviários prometem abrir uma "nova era" para a rede brasileira de transportes, segundo matéria publicada nesta sexta-feira no jornal espanhol El País.

Trata-se da instalação, dentro de sete anos, de um trem de alta velocidade entre as cidades de Rio e São Paulo, o que relaxaria a pressão hoje existente sobre a ponte aérea que liga os aeroportos de Santos Dumont e Congonhas.

"O transporte por trem tem sido desde 1856 um sonho mil vezes acariciado no Brasil", diz o El País. "A ressurreição do trem no Brasil suporia um dos projetos económicos e industriais mais importantes dos últimos cem anos."

O jornal espanhol diz que "o trem entre Rio e São Paulo seria apenas o ponto de partida para outros projetos de linhas de alta velocidade entre outras principais cidades brasileiras, como São Paulo e Curitiba, ou Rio e Belo Horizonte".

O outro projeto, "ainda mais ambicioso", é a linha férrea entre os portos de Santos, em São Paulo, e de Antofagasta, no Chile, conectando os oceanos Atlântico e Pacífico e encurtando a via de produtos brasileiros aos mercados asiáticos.

Citando a imprensa brasileira, o El País diz que empresários chineses estariam interessados em investir no trecho de 4,3 mil quilômetros.

El Pais

Nenhum comentário: