sábado, 21 de abril de 2007

Nova opção para cruzar a Baía


Secretaria de Transportes anuncia criação de mais duas linhas para Niterói e São Gonçalo

Rio - Os passageiros que utilizam o serviço de barcas no Rio terão uma nova opção de transporte para fazer o percurso marítimo que liga a capital aos municípios de Niterói e São Gonçalo. O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, anunciou ontem que vai criar duas novas linhas de operação no setor: Praça XV — Araribóia, em Niterói, e Praça XV — Porto da Madama, em São Gonçalo.

Técnicos da secretaria terão 30 dias para elaborar o edital de licitação, que vai definir os critérios de escolha da empresa que ficará responsável pelo serviço.

No fim do dia, a juíza Fernanda Galliza do Amaral, da 3ª Vara Empresarial do Rio, concedeu liminar favorável ao Ministério Público Estadual, em que obriga as empresas Barcas S/A e Transtur — atuais responsáveis pelo serviço — a retirar de circulação todas as embarcações que representem risco para os usuários.

Preocupado com os constantes acidentes ocorridos com as embarcações que fazem o transporte de passageiros no Rio, nos últimos dias, Lopes informou que pretende excluir as duas empresas da disputa pelo controle das novas linhas.

“Nosso objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, e oferecer aos usuários novas alternativas de transportes que estimulem a competitividade no setor”, explicou o secretário.

EMPRESA RECLAMA

Em nota, a empresa Barcas S/A informou que não vê razão para ser impedida de participar de eventual licitação para a concessão do serviço, tendo em vista que já dispõe de embarcações e infra-estrutura necessária para atender aos usuários das novas linhas. Quanto à decisão judicial, a empresa informou que não foi notificada oficialmente.

Procurado por O DIA, nenhum representante da Transtur foi encontrado para comentar a decisão do secretário.

EM DOIS MESES, 9 ACIDENTES

Nos últimos dois meses, foram registrados nove acidentes com embarcações que fazem o transporte de passageiros pela Baía de Guanabara. Ontem, duas barcas voltaram a apresentar problemas.

A barca Ingá, que entrou em operação na linha Rio/ Niterói em dezembro de 2006, bateu o motor e teve que ser tirada de circulação. Na hora do incidente não havia passageiros a bordo.

O acidente mais grave ocorreu quarta-feira, quando pelo menos 14 pessoas se feriram quando a barca Gávea 1 se chocou contra o píer. A Barcas S/A acredita que as embarcações estejam sendo sabotadas.

o Dia Online

Nenhum comentário: