terça-feira, 1 de maio de 2007

Manifestações marcam 1º de maio em todo o País

Rio - Protestos, shows e passeatas estão previstas em todo o País em comemoração ao Dia do Trabalhor. Os temas escolhidos pelas entidades organizadoras das manifestações incluem a defesa do meio ambiente e a exigência de concurso como forma de ingressar no serviço público.

Pelo menos, 2 milhões de pessoas são esperadas nos atos na capital paulista, cujo tema esse ano é o meio ambiente. Cerca de 20 mil mudas serão distribuídas durante as comemorações do Dia do Trabalhor, em São Paulo .

O assunto pautará as manifestações da Força Sindical, na Praça Campo de Bagatelle, na zona norte da cidade , e o evento promovido pela Central Única dos Trabalhadores, organizado no cruzamento das avenidas São João e Ipiranga. Nos intervalos dos 40 shows programados pela Força Sindical, os artistas vão ler mensagens sobre reciclagem e desenvolvimento sustentável.

Às 9h30, pelo menos cinco mil pessoas concentravam-se em frente ao palco montado na praça. A Polícia Militar estima que, nos horários de maior movimento, o público fique em torno de 200 mil. A previsão dos organizadores é de que, durante todo o dia, 1,5 milhões de pessoas passem pelas comemorações.

A PM realiza revista na entrada do evento para evitar o ingresso de garrafas, latas ou objetos cortantes. A orientação é que as pessoas que pretendem acompanhar a programação vistam roupas leves e usem protetor solar, devido ao calor, e que as crianças carreguem dados de identificação com nome e telefone. De acordo com coronel Sérgio Payão, 1.145 policiais trabalham na segurança, que conta também 52 viaturas.

No Rio de Janeiro, a defesa dos concursos como forma de ingresso às carreiras do funcionalismo público deve ser a tônica das manigestações. Uma passeata da Candelária até a Cinelândia está prevista para abrir as comemoraçãos do feriado do Dia do Trabalhador. A partir das 18h30, Daniela Mercury, Margareth Menezes e Beth Carvalho fazem show na praia de Copacabana.

Em Alagoas, os atos iniciaram com um protesto em frente a um dos maiores supermercados do Estado, que, apesar do feriado, funciona nesta terça-feira. Cerca de 220 pessoas, incluindo trabalhadores rurais sem-terra e membros de sindicatos, entre eles a Central Única dos Trabalhadores (CUT), estão diante do supermercado Extra, do grupo Carrefour, em Maceió, protestando contra o que consideram exploração dos trabalhadores.

Um ato público em frente ao mercado público de Mangabeira, em João Pessoa, na Paraíba, está marcado para as 18h. Após, ocorrerão shows com artistas locais. Também está prevista panfletagem em defesa da manutenção do veto presidencial à Emenda 3, a da Super Receita .

Terra

Nenhum comentário: