domingo, 20 de maio de 2007

Radar mostrou colisão de jato com avião da Gol


Imagens mostram que radar funcionou no dia do acidente que matou 154 pessoas.
Segundo a Aeronáutica, não houve falha de visualização.


Imagens das telas de radar do Cindacta-1, em Brasília, e também de Manaus (AM), no dia do acidente que matou 154 pessoas em setembro do ano passado, mostram que o jato Legacy, que bateu em pleno ar com o avião da Gol, é identificado e, ao se aproximar de Brasília seu transponder (equipamento anticolisão) funcionava perfeitamente. As imagens foram obtidas, com exclusividade, pela reportagem do "Jornal Nacional", da TV Globo.

Segundo a Aeronáutica, às 15h55 do dia 29 de setembro, uma hora antes do acidente, o radar mandou o primeiro aviso de que o jato deveria descer de 37 mil para 36 mil pés. Minutos depois, houve um segundo alerta: uma interrogação na tela, que indica que o computador estaria perguntando se o avião ainda deveria estar na altitude de 37 mil pés.

Após seis minutos, há uma nova confirmação de que algo estaria errado. Isso porque o sinal do transponder desaparece do radar. Às 16h54, o radar registra o momento no qual o Boeing da Gol é atingido. Um traço verde indica a colisão e, no momento, não há mais sinal do Legacy no radar - que só reaparece minutos depois com o transponder já em funcionamento.

Nenhum comentário: