sexta-feira, 25 de maio de 2007

Tecnologia para seguir passos da quadrilha


Rastreador instalado no veículo do chefe do bando levou a polícia a oficina de desmanche

Rio - Adepta há três anos do uso de tecnologia em investigações e responsável pela prisão de mais de 100 bandidos sem disparar um único tiro, a atual equipe da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) empregou seu mais novo equipamento eletrônico na Operação Savana: GPS (rastreador) para automóveis. Acoplado ao carro do inspetor Julio Cesar de Almeida, o aparelho foi o principal aliado dos agentes na descoberta do galpão onde o policial e Gilmar de Oliveira guardavam e cortavam os veículos roubados, na Avenida Pastor Martin Luther King Jr., Del Castilho. O local, com 300 metros quadrados, foi estourado ontem.

Como a bateria do GPS só tem capacidade para seis horas, os agentes fizeram adaptação para que durasse quatro dias, embora só tenha sido necessário manter o equipamento 24 horas no fundo do carro. O aparelho foi adquirido há três meses e testado antes de ser usado.

Além do rastreador, a equipe usa câmeras fotográficas e filmadoras para produzir vídeos com imagens de bandidos em ação, que servem de provas na Justiça. O método já era utilizado na 5ª DP (Gomes Freire) e na Divisão de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), última lotação dos policiais.

O Dia Online

Nenhum comentário: