segunda-feira, 28 de maio de 2007

Vacinação contra rubéola começa nesta segunda

O Dia (28/05/07)

Rio - Começa nesta segunda a campanha de vacinação para conter a epidemia de rubéola no Estado do Rio. Até sábado, homens e mulheres com idades entre 20 e 34 anos devem ir ao posto de saúde mais próximo de casa e pedir para serem imunizados contra a doença.

Quatro milhões de doses da vacina estarão disponíveis em 2.100 postos. O superintendente de Vigilância em Saúde do Rio, Victor Berbara, afirma que o principal objetivo é evitar que a rubéola afete grávidas.

“Nossa maior preocupação é evitar a rubéola congênita, que pode causar problemas como cegueira, surdez, alterações cardíacas e outras más-formações nos bebês”, explicou.
Desde o início do ano, 1.100 pessoas já foram contaminadas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Outra preocupação da secretaria é com a proximidade dos Jogos Pan-Americanos, que começam em julho. “Isso preocupa. Não queremos exportar a rubéola para outros estados ou outros países”, comentou Berbara.

Ele acrescentou que, devido à aglomeração nos Jogos, o risco de transmissão pode ser elevado se a epidemia não for controlada logo.

Apesar de a campanha ser voltada para jovens, o superintendente avisa que qualquer pessoa pode tomar a vacina, exceto grávidas e alérgicos a ovo. “A maior incidência da doença está na faixa etária entre 20 e 34 anos, sendo 70% dos casos diagnosticados em homens”, justificou.

Nenhum comentário: