quarta-feira, 13 de junho de 2007

Abertura do Pan terá sete mil pessoas e diversas manifestações culturais



RIO - Mostrar um pouco de cada parte do Brasil. Essa é uma das intenções dos organizadores da Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos para o início da competição, no Maracanã, no dia 13 de julho. O produtor-executivo da Cerimônia, o americano Scott Givens revelou nesta terça-feira alguns poucos detalhes sobre a festa que marcará o início dos Jogos do Rio de Janeiro.

Givens definiu a abertura do Pan como grandiosa e disse que sete mil pessoas participarão da festa. Mil delas são do backstage que entrarão no gramado para o "grande final".

- Serão seis grandes sequências e 18 diferentes partes. Nela veremos um pouco de cada parte do Brasil - explicou Givens, sem entrar em muitos detalhes do que acontecerá no dia da abertura.

No ensaio aberto à imprensa desta terça, do segmento definido por Givens como "Olímpico", se pôde notar que diversas manifestações culturais do país serão representadas no gramado. Entre as cerca de 400 pessoas no estádio - foram convocadas 750 - havia bailarinos dançando como casais de mestre-sala e porta-bandeira, representando o samba e o carnaval carioca, manifestações como o frevo, maracatu, o boi-bumbá, além de elementos do folclore nacional, que foram lembrados na coreografia criada diversos artistas brasileiros e dirigida pelo britânico Bryn Walters.

Para dar cor local a este caldeirão cultural, foram selecionados bailarinos de diversas escolas de dança do Brasil.

- A maior parte é do Rio de Janeiro, mas trouxemos pessoas de São Paulo, da Bahia, de Parintíns para representar o que há de melhor no Brasil. Teremos uma linda coreografia e muita música brasileira - listou Givens.

Faltando um mês para o início dos Jogos, o produtor-executivo adiantou que a partir de agora os ensaios se intensificarão e haverá trabalhos diários no Maracanã. Cada grupo deve fazer 15 ensaios até a abertura do Pan.
(Extra on line)

Nenhum comentário: