quarta-feira, 13 de junho de 2007

Rio terá táxis com tradutores simultâneos durante o Pan



Os turistas estrangeiros que decidirem usar táxi durante os Jogos Pan e Parapan-Americanos não precisarão saber português. Um programa lançado nesta terça-feira disponibilizará a 124 taxistas na cidade do Rio de Janeiro tradutores simultâneos de inglês e espanhol, acionados por meio de celulares.

Os taxistas integrantes do programa não terão custo algum com o serviço, resultado de iniciativa conjunta entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Agência Nacional de Telecomunições (Anatel), e quatro operadoras de telefonia móvel.

Cada operadora irá oferecer o tradutor a 31 taxistas, cujos veículos serão personalizados para facilitar a identificação por parte dos turistas. Os carros terão a seguinte mensagem "O táxi que fala sua língua", traduzida em inglês e espanhol.

Por um código específico, o taxista entra em contato com a central, localizada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Pelo sistema de viva-voz, o turista diz o lugar para onde deseja ir e, em seguida, o tradutor informa o taxista em português.

As traduções serão de responsabilidade de alunos e professores do curso de Letras, Inglês e Espanhol da Uerj. Já os aparelhos serão fornecidos pelas operadoras de telefonia. O serviço funcionará durante todo o dia e, até lá, os taxistas escolhidos receberão treinamento.

"O período do Pan e Parapan será importante para o turista voltar com a melhor impressão possível de nosso país. O objetivo do serviço de tradução é justamente oferecer essa atenção especial que todos nós gostaríamos de receber quando chegamos a algum lugar de idioma que não conhecemos", disse a ministra do Turismo, Marta Suplicy.

Representante da Anatel no anúncio do programa, o conselheiro Pedro Jaime Ziller de Araújo também valorizou a boa imagem que poderá ser deixada pela iniciativa. "Este projeto é um exemplo de como uma iniciativa aparentemente simples por seus aspectos técnicos pode ter um imenso alcance social e ao mesmo tempo trazer ganhos importantes para a imagem do país", completou.
(Uolesportes.com.br)

Nenhum comentário: