terça-feira, 19 de junho de 2007

Pan: sucesso pode trazer as Olimpíadas


Em entrevista ao Pr. Fanini durante a gravação do programa “Reencontro” que irá ao ar sábado, dia 23 de junho, às 7:30h, pela TV E, o Secretário municipal de Transportes, deputado federal Arolde de Oliveira, contou que com as obras concluídas, o momento é de teste da funcionalidade das 15 instalações, transportes e o trânsito do Pan. Eis alguns trechos da entrevista ao Pr. Fanini.
_ Estou muito contente em integrar a equipe que administra a cidade do Rio nesse momento, e que a habilita a sediar outros grandes eventos desportivos e que pode credenciar o Brasil à sede das Olimpíadas de 2016.
Arolde disse que a preparação do Pan consumiu os últimos três anos de trabalho da Prefeitura. “Isso compreendeu um trabalho imenso, não só por se tratar do segundo maior evento esportivo mundial _ depois das Olimpíadas _ ocupando até 30% das atenções de todas as mídias, como por sua mensagem de solidariedade e amor fraternal,” explicou.
_ É um belo evento que está sendo muito bem realizado pela Prefeitura. Construímos os equipamentos necessários para abrigar as 34 modalidades esportivas, o que equivaleu a capacitar 15 equipamentos (estádios, campos abertos, parques aquáticos etc), alguns novos, outros reformados, outros adaptados.
Segundo ele, com essa parte finalizada, a fase é de teste da funcionalidade dos equipamentos, o transporte e o trânsito da cidade.
“Construímos um estádio olímpico entre os mais modernos do mundo, o João Havelange, no Engenho de Dentro, já apelidado de “Engenhão”. Reformamos o estádio do Maracanã, o Maracanazinho, o Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, na zona oeste.
Foram construídos arena para basquete, um parque aquático e um velódromo no Autódromo. Em áreas cedidas pelo ministério da Guerra, em Gericinó, na zona oeste, abrigaremos as provas de espaço aberto como arco e flecha e tiro ao alvo.
_Estarão representados 42 países, das américas do Sul, Central e do Norte. As pesquisas apontam o movimento de um público de 1 milhão de pessoas, espectadores diretos das competições.
São 16 dias (de 13 a 29 de julho) com uma organização que previu diferentes locais, diferentes origens de público, do estado do Rio e de diferentes estados. Os ingressos estão quase todos esgotados.
Para o deslocamento da família Pan (atletas, técnicos e outros integrantes das comissões) foram criadas faixas e linhas especiais de integração de ônibus com o metrô e os trens, além de linhas circulares na Barra ligando as instalações.
(Thereza Christina Jorge para o blog de Arolde de Oliveira, 19/06/07)

Nenhum comentário: