sexta-feira, 15 de junho de 2007

Presidente Lula inaugura plataforma P-52 em Angra dos Reis


Rio de Janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, onde batizou a plataforma P-52, a primeira a ser construída no país depois da determinação do governo federal de utilizar o maior índice de conteúdo nacional possível.

Lula chegou acompanhado do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e do governador Sérgio Cabral Filho, sendo recepcionado pelos metalúrgicos do estaleiro, a quem deu autógrafos, recebendo em troca abraços e apertos de mãos. Em discurso, disse que deseja construir no Brasil novas plataformas.

"O que nós queremos é que a Petrobras negocie com as empresas, com a seriedade que sempre negociou, mas tendo um rumo – nós precisamos, mais do que queremos, que a P-56 seja feita aqui. E tem a reforma da P-53. Logo, a Petrobras vai pensar nas 57, 58, 59, 60, 61. Logo, vocês vão estar produzindo essa coisa tão extraordinária. E outros países do mundo vão falar: 'Bom, vamos comprar plataformas, vamos encomendar do Brasil", afirmou o presidente.

A P-52 é considerada pela estatal um marco na engenharia naval do país, por possuir índice de nacionalização de 76% - o maior já registrado na história da indústria naval brasileira e que atende aos requisitos de nacionalização determinados pelo governo.

Destinada ao Campo de Roncador, na Bacia de Campos, a P-52 produzirá 180 mil barris diários de petróleo, ao atingir plena capacidade, e contribuirá decisivamente para a manutenção da auto-suficiência do país.
(Portal Agência Brasil)

Nenhum comentário: