segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Antiga Sé abre suas portas durante obras de restauração


RIO - Uma aula de história do Brasil e de preservação do patrimônio. É isso que estudantes aprendem ao visitar as obras de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, na Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio.
Segundo o secretário de Patrimônio Cultural, André Zambelli, tão importante quanto recuperar os bens culturais, é levar as pessoas para conhecê-los.

- A recuperação é extremamente importante. Mas tão importante quanto cuidar do bem cultural, é multiplicar junto à sociedade a importância desse patrimônio. E a melhor forma é levar as pessoas para conhecer essa obra durante o processo de sua recuperação - afirmou.

Acompanhados de monitores, grupos de até 40 pessoas podem conferir, em uma visita de cerca de 40 minutos, as obras de perto e, graças a ela, descobrir um pouco mais da história do Brasil e do Rio de Janeiro. Por todo lado, restauradores recuperam os delicados entalhes do rococó. Perto do altar-mor da igreja, arqueólogos fazem pesquisa em busca da história da igreja, desde sua construção, que começa ainda no século XVI, até se tornar a Sé, logo após a chegada de Dom João VI ao Brasil, em 1808.

A visitação faz parte do projeto de restauração da igreja, iniciado em agosto de 2006, quando foi assinado um contrato entre a Prefeitura do Rio de Janeiro - por meio da Secretaria das Culturas e da Secretaria Extraordinária do Patrimônio Cultural - e a Fundação Roberto Marinho.

As visitas podem ser agendadas até dezembro, de segunda a sexta (exceto feriados), das 10h às 17h, no telefone (21) 8176.4182. E elas são realizadas sempre às terças, quartas e quintas, das 9h às 17h e no sábado, das 11h às 17h.
(O Globo on line)

Nenhum comentário: