terça-feira, 27 de novembro de 2007

Através da reciclagem, projeto da Imprensa da Cidade traz novas perspectivas a adolescentes em situação de risco social

Capacitar jovens em situação de risco social e contribuir para a preservação dos recursos naturais. Esses são os principais objetivos do projeto de reciclagem Papel Carioca, desenvolvido pela Imprensa da Cidade – Empresa Municipal de Artes Gráficas, órgão vinculado à Secretaria de Governo da Prefeitura do Rio. Com lançamento marcado para o dia 12 de dezembro, o projeto socioambiental vai oferecer treinamento a adolescentes com idades entre 15 e 18 anos - selecionados através de convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) – e será realizado em duas etapas, que incluem reciclagem de papel e a produção de papelão.

A primeira fase, que terá início no dia 26, prevê o treinamento de 20 jovens no processo de produção de papel, impressão serigráfica com corante vegetal e cartonagem. “A sede da Imprensa da Cidade está em obras para receber a oficina, que terá capacidade para produzir mais de 500 folhas por dia, utilizando aparas de papel oriundas dos serviços gráficos executados pela própria empresa”, informa a diretora de Administração e Finanças da Imprensa da Cidade, Rosemary Carvalho.

Tendo como matéria-prima edições antigas do Diário Oficial do Município, a segunda etapa do projeto vai produzir papelão com água reutilizada. A publicação, impressa pela empresa, tem tiragem de 3.100 exemplares diários, que são distribuídos nos órgãos da Prefeitura do Rio, colocados à venda em bancas de jornal e entregues a assinantes. “Serão mais 20 jovens capacitados e vamos captar mensalmente cerca de 106 mil litros de água pluvial para reutilização na produção de papelão”, anuncia a diretora.

Localizada na Avenida Pedro II, 400, em São Cristóvão, e atualmente com 105 funcionários, a Imprensa da Cidade, através de parceria no Projeto Jovem Aprendiz com a SMAS, dá oportunidade a 33 jovens em situação de vulnerabilidade social. Luciana Ramalho, de 27 anos, entrou no projeto aos 17 anos, tornou-se funcionária em 1999 e hoje é assistente de Recursos Humanos da empresa. “Aprendi princípios relacionados à responsabilidade e ao trabalho em equipe. Fico motivada ao ver minha história se repetir com esses jovens que estão entrando agora”, comemora Luciana.

Texto:Renata Fontoura (Secretaria Especial de Comunicação Social)
Foto:Alberto Jacob (Secretaria Especial de Comunicação Social)

Nenhum comentário: