terça-feira, 27 de novembro de 2007

Emater-Rio cria centros de informática para ajudar agricultores

O sinal verde está aceso em direção ao campo. Pelo menos é este o atual aspecto da agricultura fluminense que já vislumbra importantes projetos, como o da agroenergia, que faz parte do Plano Diretor do governo estadual para até 2012. O plano prevê, por exemplo, o aumento em cinco milhões de toneladas de cana-de-açúcar (no período 2007-2008) para a produção de etanol, o combustível do momento no mercado nacional e internacional.

Por outro lado, as prefeituras fluminenses correm contra o tempo. Querem aproveitar a oportunidade e ampliar sua área cultivável, incrementando ações na melhoria genética dos rebanhos e na qualidade de sua agricultura. Nesse sentido, o suporte concedido pelo governo do estado, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, é fundamental. A secretaria tem na Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) sua empresa ponta de apoio ao agricultor.

– O produtor rural terá acesso a estes centros, montados em cada escritório local da Emater, e através deles manter contato direto com uma gama de informações que beneficiarão seu trabalho. E com um detalhe a mais: o acesso é gratuito – explica o presidente da Emater-Rio, Hélio Cabral, que vem promovendo uma reestruturação na empresa com base em exemplos de gestão empresarial aplicados com sucesso em empresas de extensão rural em outros estados.

Concurso – No início do próximo ano a Emater-Rio irá promover concurso público para a contratação de novos técnicos para integrar os escritórios da empresa.

– A idéia é que todo escritório da Emater-Rio vire um Espaço do Agricultor, onde trabalharão um técnico experiente, de carreira, mais um técnico contratado pelo novo concurso, além de pesquisadores de universidades do estado – completou Hélio Cabral.

(Emater)


Nenhum comentário: