quinta-feira, 17 de abril de 2008

Autoridades inspecionam barcas e catamarãs


O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, o subsecretário Sebastião Rodrigues Pinto Neto, o presidente da Comissão de Transportes da Alerj, deputado estadual Marcelo Simão (PHS), e representantes da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTT) fizeram uma viagem de barca e outra de catamarã, na manhã de ontem, para inspecionar o serviço oferecido pelas concessionárias Barcas S.A e Transtur.

Durante a inspeção o secretário ouviu reclamações dos usuários, constatou alguns problemas no serviço e reforçou que a grande quantidade de lixo flutuante na Baía de Guanabara atrapalha o funcionamento das embarcações.

O diretor-superintendente da Barcas S.A, Luiz Eduardo Torres Marinho, informou que vai receber na próxima semana a sugestão de um projeto arquitetônico para tentar solucionar alguns problemas atuais, como o posicionamento das roletas. Segundo ele, a empresa vem realizando investimentos importantes num plano de modernização e destacou a implantação das estações de Cocotá e Charitas, a aquisição de sete novas embarcações e a aplicação no controle operacional.

Luiz Eduardo ainda destacou a construção de duas pontes de atracação, uma na Praça XV e outra em Niterói. Segundo ele, essas pontes vão agilizar o embarque e desembarque, principalmente nos horários de maior movimento, quando duas barcas poderão atracar simultaneamente.

As principais reclamações dos usuários são em relação aos atrasos e cancelamento das viagens. Para a secretária Lina Maria de Souza, de 46 anos, os problemas que antes estavam isolados em Niterói estão também atingindo o terminal da Praça XV.

Ciente das reclamações, o presidente da Comissão Especial criada para debater o transporte aquaviário, deputado estadual Gilberto Palmares (PT), promoveu um ato público na Praça XV durante a manhã e a tarde de ontem. Segundo ele, o objetivo era mobilizar e unir os cidadãos que utilizam o serviço para lutarem por sua melhoria.

O deputado redigiu uma representação, que será encaminhada ao Ministério Público do Estado contra a concessionária Barcas S.A. Durante a manifestação foram recolhidas 4 mil assinaturas dos usuários para a realização de um abaixo-assinado que será anexado a essa representação.

Ainda na tarde de ontem, uma audiência pública foi convocada pela Comissão de Transportes para discutir a qualidade dos serviços prestados pela Barcas S.A e pela Transtur.
(O Fluminesne)

Nenhum comentário: