quarta-feira, 21 de maio de 2008

Ônibus cronometrado

Rio - A Prefeitura do Rio quer aplicar a tecnologia de sistema de monitoramento de veículos por satélite (GPS), criado pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe) da UFRJ, em toda a frota da cidade. Inicialmente, o modelo deverá ser adotado nas paradas distribuídas ao longo de vias expressas, como as as avenidas Brasil e a Rio Branco e o Aterro do Flamengo.
O programa está em fase final de testes no campus da Ilha do Fundão. Ele permite saber com exatidão o horário de parada de cada um dos 13 ônibus da Viação Real Brasil que circulam entre os prédios da universidade e o campus da Praia Vermelha.
Através do rastreamento por GPS, é possível saber a localização, a velocidade, o tempo de viagem e quantos minutos faltam para ele chegar ao ponto. “Temos cadastrados no nosso banco de dados o tempo e a rota de cada linha. Dá para saber até se o motorista está dirigindo acima da velocidade permitida ou se está atrasado”, explica o professor de Engenharia de Transportes da Coppe Ronaldo Balassiano.
O projeto, desenvolvido pela equipe dele há cinco anos, chamou a atenção da Secretaria Municipal de Transportes. “Todas as empresas de ônibus interessadas em participar da próxima licitação terão que equipar seus carros com GPS. Os empresários também serão os responsáveis pela instalação dos painéis nos pontos”, afirma o secretário Arolde de Oliveira.
(O Dia online, 21/05)

Nenhum comentário: