Baseada numa pesquisa feita com cem idosos sobre as dificuldades do dia-a-dia, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com o apoio de três grandes bancos, está lançando uma cartilha que ensina como funcionam os serviços bancários, como o caixa eletrônico.
Segundo a assistente social da Uerj, Sandra Rabelo, essa é a maior queixa dos alunos dos cursos da Universidade da Terceira Idade na Uerj, a Unati.
Segundo ela, muitos idosos acham que não estão preparados para lidar com máquinas modernas. Eles sofrem, na maioria das vezes, com a agilidade do sistema dos caixas eletrônicos. Ou seja, os idosos não conseguem introduzir o cartão magnético no caixa e digitar as senhas e dados pedidos pelo sistema.
A cartilha chama a atenção para itens básicos, como memorização da senha do cartão. Se a pessoa digita a senha errada três vezes seguidas, a máquina bloqueia o cartão. Alerta também para evitar que outras pessoas vejam a sua senha.
“Os idosos querem participar da vida diária, eles querem estar ativos e o banco é um instrumento importante na vida deles”, afirmou Sandra.
(G1.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário