Nesta segunda-feira (1), acontece uma operação na Baía de Guanabara para a retirada das embarcações abandonadas ao longo da orla. A partir das 9h, equipes da Secretaria do Ambiente, com apoio da Secretaria de Transportes, vão dar início à retirada de duas embarcações de médio porte e uma carcaça abandonadas nas margens da baía, em Niterói.
Além de ser uma agressão ao ecossistema, as carcaças e embarcações abandonadas, em determinados pontos, atrapalham o tráfego naval. Em vistoria realizada em setembro, equipes da Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais), da Serla (Superintendência Estadual Rios e Lagoas), e da Capitania dos Portos, identificaram 50 barcos de grande, médio e pequeno porte abandonados nas águas da baía.
A ação faz parte do Programa de Limpeza da Baía de Guanabara, que já conta com diversas ações de retirada do lixo flutuante.
Desde o início do programa, já foram coletadas 11 toneladas de lixo flutuante, um dos principais problemas da Baía, dentre eles: pneus de carros de passeio e caminhões, pet, plásticos diversos, gigogas, latinhas e até móveis. (Agência Rio de Notícias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário