quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Concorrentes do Cristo Redentor em SP e MG


Duas pequenas cidades de Minas Gerais e São Paulo estão construindo cópias ampliadas do mais famoso cartão-postal carioca, o Cristo Redentor, que tem ao todo 38 metros de altura. Só a estátua mede 30 metros.
A versão mineira será de fato um metro maior do que a estátua carioca — o mais alto Cristo Redentor deve ser inaugurado no primeiro trimestre deste ano e fica em Elói Mendes, município com 23 mil moradores. Com 110 mil habitantes, Sertãozinho, a 333 quilômetros de São Paulo, inaugura na Páscoa o seu próprio Cristo. O monumento terá 57 metros. Mas apesar das pretensões grandiosas, a estátua paulista propriamente dita terá só 18 metros — o restante fica por conta do megapedestal de 39 metros necessário para que o Cristo seja visto de qualquer ponto da cidade.
Diferentemente da estátua francesa pré-moldada que o Rio ganhou de presente em 1931, o Cristo de Sertãozinho está sendo feito à mão, de forma artesanal, por dois artistas que trabalham ao ar livre. O monumento pesa 60 toneladas e precisará de guindaste especial, de 500 toneladas, para ser levantado e encaixado no pedestal. (Redação)

Nenhum comentário: