quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Arolde de Oliveira (DEM-RJ) a favor da permanência da ESG no Rio


O Deputado Arolde de Oliveira (DEM-RJ) manifestou-se hoje na Câmara dos Deputados sobre a permanência da Escola Superior de Guerra no Rio de Janeiro.

“Pedi a palavra para fazer um breve registro sobre uma matéria que surgiu na imprensa, na semana passada, na qual o Sr. Ministro da Defesa anunciou que fará a transferência da Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro para Brasília. Naturalmente, esta mudança será precedida de estudos profundos sobre as conveniências desta transferência.
Gostaria de deixar registrado que a escola está comemorando neste ano 60 anos de sua fundação, de sua instituição. É um instituto de altos estudos que tem as suas raízes mais profundas no seio das Forças Armadas, onde, após a Segunda Guerra Mundial, um grupo formado por oficiais, coronéis e generais achou conveniente criar uma escola de altos estudos estratégicos no Brasil.
Em março de 1951, com a presença do Presidente da República, iniciou-se o primeiro ano de estágio da Escola Superior de Guerra.
Esse instituto, logo de início, lançou suas raízes em todo o Brasil e hoje são milhares de militares e civis que tiveram a oportunidade de se aperfeiçoar e de se aprimorar.
Quanto à mudança para Brasília, talvez seja recomendável dentro de certos princípios, porque do ponto de vista do comando da escola, da sua direção, haverá a grande vantagem da proximidade com o comando da República, com a Presidência e com o próprio comando das Forças Armadas. Mas do ponto de vista do quadro de estagiários, e até do seu quadro permanente, entendo que a permanência no Rio de Janeiro será mais conveniente pelas facilidades de hospedagem para os estagiários, que permanecem um ano em imersão fazendo o curso na Escola Superior de Guerra.
O aniversário de 60 anos da Escola será comemorado em agosto, e com certeza, até lá, teremos a oportunidade de ouvir todas as Lideranças. Como o Ministro da Defesa anunciou que haverá um estudo até julho para definir os parâmetros da mudança para Brasília, vamos aguardar até o mês de agosto, e nesse período estaremos à disposição, como ex-estagiário, como ex-militar, para participarmos e para que tenhamos uma avaliação profunda das vantagens e desvantagens, e que a decisão seja a mais correta, aquela que melhor atende aos altos interesses do nosso País."
(Redação)

Nenhum comentário: