quinta-feira, 26 de março de 2009

O esgoto que pode manchar a Rio 2016

A um mês da última visita do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao Rio, o entorno da Marina da Glória - a arena de iatismo da candidatura carioca aos Jogos Olímpicos de 2016 - está atolado em esgoto. A preocupação é maior porque o local está no roteiro de vistorias do comitê que escolherá a cidade-sede do evento. A Cedae atribui a poluição a ligações clandestinas na rede pluvial existente na região e admite que não terá como resolver a questão até a data da visita do COI.
O Comitê Rio 2016, ao ser perguntado sobre a gravidade da presença nítida de esgoto numa área de visita do COI, declarou: "A preocupação do Comitê Rio 2016 com o meio ambiente não se restringe ao período da visita de inspeção do COI. Esta preocupação é constante desde o inicio da elaboração do projeto olímpico e não se refere apenas à qualidade da água da Baía de Guanabara."
Apesar de não reconhecer explicitamente a poluição na Marina da Glória como um obstáculo à candidatura, o Comitê Rio 2016 enviou um comunicado à Cedae em que, entre outras coisas, informava o problema. Os responsáveis pela candidatura garantem, porém, confiar na companhia.
(O Globo online)

Nenhum comentário: