
Uma das maiores obras da engenharia brasileira está comemorando 35 anos. No dia 4 de março de 1974, a bordo do Rolls-Royce presidencial, o presidente Médici fazia a travessia inaugural da Ponte Presidente General Costa e Silva, a Ponte Rio-Niterói. Atualmente, cerca de 140 mil veículos atravessam a rodovia por dia, a maioria com destino às cidades da Região dos Lagos.
O vai-e-vem dos automóveis já se tornou comum sobre a Baía de Guanabara. A Ponte Rio-Niterói e seus mais de 13 mil metros de extensão constituem um importante marco de capacitação da engenharia nacional – por suas dimensões, audaciosa concepção e criatividade nos processos construtivos.

A construção durou cinco anos e, no seu auge, empregou mais de dez mil operários liderados por cerca de 150 engenheiros. À época de sua inauguração, previa-se que a ponte alcançaria um volume de tráfego de 50 mil veículos por dia, nos dois sentidos, mas o crescimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro extrapolou aquela previsão.
Segundo a Ponte S/A, concessionária que administra a via desde 1995, a Ponte Rio-Niterói é, atualmente, a sétima do mundo em extensão. No entanto, engenheiros que participaram da construção garantem que ela ainda é a maior do mundo em volume espacial (área construída), por conta dos pilares gigantescos e das fundações muito profundas.
(G1)
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