quarta-feira, 25 de março de 2009

Rio sedia simpósio de engajamento na luta pelos direitos femininos

De 30 de março a 3 de abril, a cidade do Rio de Janeiro sedia o I Simpósio Global Engajando Homens e Meninos pela Igualdade de Gênero, iniciativa pioneira promovida pelo Promundo, Instituto Papai, White Ribbon Campaign (Canadá), Save the Children (Suécia), Aliança MenEngage e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). É a primeira vez que um evento de porte internacional congrega gestores públicos, autoridades, ativistas sociais e pesquisadores das Américas, Europa, Ásia, África e Oriente Médio para discutir o engajamento de homens e meninos na luta pela igualdade entre gêneros. Do encontro, sairá a Conclamação para a Ação Global (Carta do Rio de Janeiro), uma declaração de princípios que guie a agenda pública nos próximos anos.
O evento será aberto pela ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire, e terá a participação de autoridades de diversos organismos da Organização das Nações Unidas (ONU) como UNFPA, UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e UNAIDS, além da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além das autoridades e das organizações-anfitriãs estarão presentes representantes de ONGs e movimentos de diferentes partes do mundo - Girl's Power Initiative (Nigéria), DemySex (México), Naz Foundation (Índia), African Fatherhood Initiative (Zimbábue) e Refugee Law Project (Uganda) são alguns dos destaques -, representantes de instituições empresariais, como Fundação Ford e Fundação Nike; e representantes do meio acadêmico de Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Noruega.
O Simpósio será orientado por quatro linhas, consideradas estratégicas para a promoção da equidade de gênero: promoção da saúde sexual e reprodutiva; prevenção de tratamento de HIV/AIDS; paternidade; e redução da violência contra mulheres e meninas. Os temas serão analisados a partir de uma série de sessões plenárias, mesas de debate e workshops. Paralelamente, acontecem as atividades da Aldeia Global, um espaço no qual ONGs, agências da ONU, governos, fundações e universidades de todo o mundo poderão expor seus trabalhos e dar informações adicionais sobre programas e projetos.
(JB Online)

Nenhum comentário: