segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Prefeitura e Governo RJ aprovam todos os projetos. Cadê a Oposição?

No primeiro ano depois de quase duas décadas em que Prefeitura e Governo do Estado ficaram nas mãos de aliados, Eduardo Paes e Sérgio Cabral não tiveram trabalho para aprovar projetos nos Legislativos do Rio. Tanto a Câmara Municipal quanto a Assembleia Legislativa (Alerj) aprovaram todos as iniciativas que a dupla do PMDB submeteu aos parlamentares em 2009. Nas duas Casas, a oposição fez pouco barulho e limitou-se a questionamentos pontuais, sem poder de fogo.

O prefeito Eduardo Paes enviou, no ano passado, 59 projetos para a Câmara e aprovou 35. As outras 24 propostas ainda estão em discussão na Casa. Foram votados importantes projetos como o que transformou os guardas municipais em servidores estatutários e os incentivos à revitalização da Zona Portuária. Paes ainda conseguiu a aprovação da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) — apesar de a maioria dos vereadores terem dito, em maio, que votariam contra o projeto.

A única dor de cabeça que os vereadores causaram a Paes foi com relação a vetos. O prefeito rejeitou 53 propostas aprovadas na Câmara e os parlamentares derrubaram 30 destas medidas. Outro que teve problemas com o Legislativo foi o ex-prefeito Cesar Maia ao ver uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) indiciá-lo por irregularidades na construção da Cidade da Música.

Nenhum comentário: