terça-feira, 21 de setembro de 2010

Replantio de 150 mil mudas hoje no estado marcam Dia da Árvore

Recuperar áreas de nascente e margens de rios, sobretudo bacias hidrográficas nas quais há a captação de água, são as prioridades dos programas de reflorestamento. A meta é ter 24 milhões de mudas plantadas até 2016 por prefeituras, estado, empresas e ONGs. Hoje (21), Dia da Árvore, 150 mil mudas nativas da Mata Atlântica serão plantadas no Estado do Rio. Somente a Cedae será responsável por um terço do número e espera entrar para o livro dos recordes como responsável pelo maior reflorestamento em 24 horas.
Somente a Bacia do Rio Guandu, que abastece de água cerca de 80% da Região Metropolitana, deve receber quase R$ 5 milhões de investimento em ações de reflorestamento. Quase nada sairá dos cofres públicos, de acordo com Marilene Ramos. O estado converte compensações ambientais e multas, além de coordenar ações voluntárias:
- O dinheiro do estado é usado em obras, sobretudo em saneamento. Queremos sair de 30% do esgoto tratado, para 80% em dez anos. O volume de esgoto é muito grande, até mesmo no próprio Guandu. Encontramos rios transformados em valões de esgoto.
(O Globo Online)

Nenhum comentário: