terça-feira, 29 de março de 2011

Três novos Centros de Internet Comunitária


 

Em comemoração à Semana de Inclusão Digital, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) decidiu presentear a população com três novos Centros de Internet Comunitária (CICs), que serão inaugurados na próxima quinta-feira (31/3). Os novos telecentros vão funcionar em Campinho e Realengo - Zona Oeste do Rio - e São Gonçalo -região metropolitana.
Antes disso, entretanto, serão montados dois CICs móveis, com acesso gratuito à internet, nesta terça e quarta-feira, na Avenida. Atlântica, em frente à Praça do Lido, na Zona Sul do Rio, e na quinta, no Buraco do Lume, no Centro. O funcionamento é de 9h às 17h.
Para o presidente do Proderj, Paulo Coelho, a inclusão digital se dá pela educação, e esse é o maior objetivo dos CICs.
"Cada vez que vamos inaugurar uma dessas unidades, fico feliz por que demos mais um passo para que os 92 municípios do estado tenham o seu próprio CIC. Acredito que o primeiro contato com o computador é o pontapé para a inclusão digital, mas é preciso vir acompanhado de cursos que formem essa nova sociedade do conhecimento", afirmou Coelho.
Os CICs são telecentros criados pelo Proderj, com computadores seguros ( que não armazenam os dados de que os utilizou) e impressora para o cidadão realizar agendamento e vistoria junto ao Detran,consultas a processos e multas, pesquisas escolares, elaboração de currículos, solicitar segunda via de concessionárias de serviços públicos, como contas de luz, telefone, entre outros serviços. Atualmente existem mais de 80 CICs espalhados em todo o estado. Agência Rio/Redação

Nenhum comentário: