sexta-feira, 25 de março de 2011

Veja locais que oferecem cursos de capacitação para deficientes no RJ

Um dos grandes desafios para pessoas com deficiência é o ingresso no mercado formal de trabalho. Para garantir o acesso a um bom emprego, instituições de apoio a portadores de necessidades especiais oferecem cursos gratuitos de qualificação profissional voltados especialmente para este público. O Senac é um dos grupos que desenvolve a capacidade profissional dos deficientes, através do projeto “Sem limites”. Os cursos duram em média 60 horas e ocorrem duas ou três vezes na semana. Só em 2010, mais de 500 pessoas com deficiência foram beneficiadas pela iniciativa.
Informática, artesanato e jardinagem
Há diversas opções de curso para os portadores de necessidades especiais, como os de serviços administrativos; rotinas de escritório; informática básica; logística; técnicas de garçom; artesanato e jardinagem. As aulas são realizadas em instituições da sociedade civil com experiência no atendimento a pessoas com deficiência, como o Instituto Benjamim Constant, na Praia Vermelha; a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro (SMPD) e a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), entre outras. As inscrições são feitas diretamente nas instituições e há cerca de 250 vagas disponíveis. Em caso de dúvidas, os interessados podem ligar para o Disque Senac 4002-2002.

Veja os locais e os cursos oferecidos em cada instituição

- AADEF – Associação dos Amigos Deficientes Físicos
Cursos: Práticas de escritório, Informática básica
- ANDEF – Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos
Cursos: Operador de elevador, Práticas de secretariado, Estoque e armazenagem
- CAMP Mangueira – Círculo dos Amigos do Menino Patrulheiro da Mangueira
Cursos: Rotinas de escritório
- Cedicom – Centro de Integração Comunitária
Cursos: Telemarketing, informática, Técnicas de garçom, Praticas de escritório, Rotinas e jardina
- Instituto Convivendo
Cursos: Rotinas de escritório
 (G1/Redação)

Um comentário:

tatifreitas1999 disse...

O CEDICOM OFERECE CURSOS DE MAQUIAGEM , CABELEREIRO, DESIGN DE SOBRANCELHA, MASSAGEM MODELADORA, GARÇOM, CONFEITARIA ARTESANAL, PANIFICAÇÃO ARTESANAL e INGLÊS . Há 12(doze) anos capacitando ,incluindo e integrando pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência.

Fátima Freitas
Presidente CEDICOM