quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mutirão de coleta de lixo "Limpa Brasil Let's do It!" chega ao Rio


O Rio de Janeiro será a primeira das sete maiores cidades brasileiras a receber o movimento Limpa Brasil Let´s do it! O primeiro mutirão de limpeza na cidade será no dia 5 de junho (domingo), dia Mundial do Meio Ambiente. A expectativa é de que 50 mil voluntários participem do evento. A capital carioca terá 18 EcoPontos, que funcionarão das 9h00 às 17h00, recebendo o lixo recolhido pela população. Esses locais foram estruturados pela Eccovida, ARERJ (Associação dos Recilcladores do Estado do Rio de Janeiro) e ACAMJG (Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho), da qual Tião Santos - personagem do documentário “Lixo Extraordiário” - e coordenador de logística da ação é presidente. 
O lixo reciclável será depositado nas caçambas cedidas pela BrasilPET e encaminhado para as cooperativas de catadores. O restante dos rejeitos será recolhido pelo serviço de coleta da  Prefeitura.
A população tem uma participação fundamental nesse processo. Os EcoPontos estão instalados em pontos já identificados das comunidades, onde existem ONGs, entidades preocupadas com o meio ambiente e o destino de resíduos sólidos. Cada EcoPonto conta com cerca de um coordenador, dez catadores e dez supervisores, que terão a responsabilidade de orientar e auxiliar os voluntários.
Os interessados em participar do Limpa Brasil Let´s do it! podem se cadastrar no site www.limpabrasil.com. No dia 2 de junho (quinta-feira), quem se inscreveu para trabalhar nos pontos de coleta poderá participar de uma oficina de capacitação, na qual aprenderá sobre os métodos para recolhimento do material, os cuidados necessários e a utilização da ferramenta de mapeamento. Isso é importante para que os voluntários possam identificar os pontos de recolhimento nos dias que antecedem a ação. Redação/Agência Rio

Nenhum comentário: