terça-feira, 9 de abril de 2013

Bloqueio a Pirataria


Selos da Anatel vêm em preto e branco ou coloridos nos aparelhos | Foto: Pablo Vallejos / Agência O Dia


Aparelhos de telefonia móvel sem a homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)  terão os serviços bloqueados a partir de 2014. As operadoras Vivo, Tim, Claro e Oi preparam, em conjunto, cadastro único que ficará pronto até o fim deste ano com dados de telefones licenciados. A medida permitirá que as empresas impeçam o uso de celular pirata no país.

A categoria de celulares não-homologados inclui aparelhos importados ilegalmente, de grandes fabricantes ou sem marca, modelos falsos que imitam celulares populares e os celulares que chegam aoBrasilnas malas dos viajantes que voltam do exterior.

Para evitar problemas, na hora de comprar um aparelho, o consumidor terá que o cuidado de procurar o selo de certificação da Anatel, que contém código numérico. Em caso de dúvidas, deve recorrer ao vendedor para que ele mostre onde o adesivo foi colado.

Fique atendo, pois há riscos na compra dos piratas, "Os não-homologados oferecem riscos à saúde, pois não se sabe se pasaram por testes que controlam níveis de ruído e de emissão de radiofrequências", explica Verdiana Alimonti, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). (O Dia/Redação)

Nenhum comentário: