terça-feira, 16 de abril de 2013

Into realiza mutirão de cirurgia de joelho


 O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) promoveu ontem (15) a Semana de Cirurgia de Joelho, um mutirão que irá beneficiar cerca de 100 pacientes que necessitam de artroplastia primária, ou seja, substituir a articulação doente por uma prótese no joelho. A ação acontece até a próxima sexta-feira, para a realização do procedimento de alta complexidade que representa a maior demanda por cirurgias no Instituto.
“Esperamos operar pacientes com artrose e artrites,doenças que desgastam bastante a articulação devido a vários problemas, como desvio do eixo da perna, obesidade e longevidade, necessitando uma substituição articular no joelho por prótese para aliviar a dor e restabelecer a função do joelho”, explica o ortopedista Hugo Cobra, chefe do Centro de Cirurgia de Joelho. O Into realiza cerca de mil cirurgias de joelho por ano, sendo a maioria de artroplastia primária.
Durante a semana, reuniões científicas serão realizadas de manhã com a apresentação de casos dos pacientes e a participação de 25 especialistas em joelho de vários estados, como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que foram convidados para acompanhar as cirurgias e trocar experiências com os cirurgiões do Instituto.
Haverá ainda uma campanha especial de doação de sangue nesta segunda-feira no Into. Um posto de coleta móvel do Hemorio ficará instalado no hall do segundo andar do hospital, das 10h às 15h, para que familiares dos pacientes, funcionários, visitantes e outros voluntários possam colaborar e fazer a doação. A doação também poderá ser feita diretamente no Hemorio (Rua Frei Caneca, 8, Centro). Para fazer a doação para o hospital, basta informar que o sangue é direcionado a pacientes do Into.
Fisioterapia no pré-operatório
Para auxiliar na recuperação dos pacientes após a cirurgia, a Unidade de Reabilitação do Into iniciou um programa de fisioterapia pré-operatória há um mês, por recomendação da Direção e com o apoio do Centro de Cirurgia de Joelho.
O trabalho está sendo focado no tratamento de 25% dos pacientes que serão operados no mutirão de cirurgias de joelho. Este grupo foi selecionado seguindo os critérios de avaliação e indicação clínica para a fisioterapia. Os casos de grandes deformidades, por exemplo, não tiveram a indicação.
O objetivo do programa é fortalecer também o membro não operado e fornecer aos pacientes os conhecimentos necessários para que eles pratiquem os exercícios em casa ou em unidades próximas às suas residências.
“É um programa piloto. Vamos avaliar os resultados para aplicar em outros mutirões e nos casos excepcionais. É também um esforço grande trabalharmos dessa forma, recebendo os pacientes antes e depois da cirurgia”, sem desmarcar ninguém, afirma a fisiatra Eliane Machado, chefe da Unidade de Reabilitação do Into. (O Dia/Redação)


Nenhum comentário: