terça-feira, 7 de maio de 2013

Mostra faz uma retrospectiva dos últimos 30 anos da carreira de Godard


A Expo(r)Godard – Viagens em utopia’, mostra que tem Jean-Luc Godard como tema – um dos principais nomes da Nouvelle Vague, movimento que mudou o cinema mundial nos anos 1960, abre ao público na terça-feira, 7 de maio, no Oi Futuro Flamengo. A exposição apresenta uma retrospectiva dos últimos 30 anos da carreira do cineasta franco-suiço e fica em cartaz até 7 de julho, com entrada gratuita.
A ‘Expo(r)Godard’ ocupa os três andares do Oi Futuro com grandes projeções e totens interativos, além de uma mesa-vitrine com um livro confeccionado manualmente pelo próprio diretor e uma edição rara da revista Cahiers du Cinéma, objeto pessoal de Godard. A curadoria da mostra é de Dominique Païni e Anne Marquez, colaboradores do Centro Pompidou, em Paris.
O cinema de Godard
A exposição, que traz também um ciclo de palestras, apresenta as diversas faces de um mesmo artista, sempre diante do desafio de transpor a imagem audiovisual das salas de cinema para o espaço do museu.
Organizada a partir de grandes temas, tais como o olhar autoral de Godard, a “pirataria” de imagens e a experimentação no cinema utilizando suportes diversos, a mostra compreende ainda uma retrospectiva da filmografia do cinegrafista.
Já as palestras contam com convidados nacionais e internacionais, como o próprio curador da mostra, o francês Dominique Païni, que é ensaísta, crítico de arte e dirigiu a Cinemateca Francesa entre 1993 e 2000. Entre os brasileiros estão o jornalista José Carlos Monteiro, também professor do curso de cinema da UFF e crítico de cinema, e Ismail Xavier, destacado crítico, ensaísta, escritor e professor de cinema no Brasil e em universidades do exterior. 
O Oi Futuro Flamengo fica na Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. (OiFuturo/Redação)

Nenhum comentário: