sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dia Mundial Sem Carro será comemorado neste domingo (22/09), no Aterro do Flamengo




Pelo quinto ano consecutivo, o Estado do Rio de Janeiro participa das celebrações do Dia Mundial Sem Carro e ajuda na sensibilização da sociedade em torno das questões relacionadas à mobilidade urbana, saúde, qualidade de vida, poluição e orçamento. Este ano, o evento principal será a pedalada, que terá início no Aterro do Flamengo, na altura do Monumento aos Pracinhas, às 8h, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.


Dentre outras iniciativas programadas, estará proibido o estacionamento em diversas ruas e prédios públicos da cidade, além de atividades culturais e socioeducativas no Buraco do Lume, no Centro da capital fluminense. A Prefeitura do Rio publicou ainda um Decreto que obriga as empresas de ônibus a disponibilizarem para a população 100% da frota no próximo domingo.


O Dia Mundial Sem Carro começou na França, em 22 de setembro de 1997 e, em 2000, a União Europeia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 cidades do continente. No ano seguinte, foram 1.683 cidades participantes. A partir do êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carro, a Comissão Organizadora lançou, em 2002, a Semana Europeia da Mobilidade.


No Brasil, a iniciativa começou em 2001, envolvendo 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC) e São Luís (MA). Mais informações no site
www.diamundialsemcarro.org.br. (Redação) 

Nenhum comentário: