sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Trecho da Perimetral ainda aberto terá interdição definitiva sábado

Começa neste sábado, às 22h, uma nova etapa do processo de revitalização da Zona Portuária da cidade. O Elevado da Perimetral, entre a Avenida General Justo e a Praça Mauá, será definitivamente interditado ao fluxo de veículos. Essa etapa compreende a remoção de 1.689 metros da via expressa, da altura da Rua Visconde de Inhaúma até o Terceiro Comar. A interdição ainda vai implicar mudanças no trânsito, como mão dupla na Marechal Floriano e inversão de mão em outras ruas. Para o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, o carioca terá de se adaptar:
— O impacto é inevitável.




A opção para quem vai em direção ao Aterro é utilizar a Via Binário e a Rua Camerino, ou as avenidas Presidente Vargas, Passos e República do Paraguai, depois Rua Teixeira de Freitas. No sentido Praça Mauá, é melhor seguir pela Avenida Presidente Antônio Carlos, Primeiro de Março, Visconde de Inhaúma, Rio Branco e Via Binário. Para quem vai da Zona Sul para o Centro, é melhor optar pelos túneis Rebouças e Santa Bárbara.

A operação contará com 800 homens, entre guardas municipais, agentes da CET-Rio e operadores da concessionária Porto Novo, além de 54 quatro painéis luminosos. Mil vagas de estacionamento serão suprimidas.

Desta vez, não haverá implosões. Esse trecho da Perimetral será removido com o uso de rompedores hidráulicos e tesouras mecânicas, que vão demolir o concreto e desconectar as vigas. O material será retirado com guindastes. Segundo o presidente da concessionária Porto Novo, José Renato Ponte, a remoção total será feita em três etapas. Na primeira, cerca de cem operários trabalharão em cinco locais, simultaneamente.

— A previsão é que, a partir da interdição, o processo de remoção dure cerca de quatro meses, em cada etapa — disse Ponte. — Na segunda etapa, será derrubado o trecho da Rua Visconde de Inhaúma até a Praça Mauá. E, previsto para o segundo semestre, o trecho entre a Rua Silvino Montenegro e a Praça Mauá, que só será demolido quando o Túnel Binário estiver em operação.

No mês que vem, mais mudanças. A principal será na Avenida Rio Branco, que entre a Presidente Vargas e a Praça Mauá funcionará apenas no sentido Praça Mauá, e entre a Candelária e a Cinelândia terá mão dupla e será exclusiva para ônibus e táxis. O Mergulhão da Praça Quinze também será fechado no dia 8 de fevereiro. (G1/Redação)




Nenhum comentário: