segunda-feira, 27 de outubro de 2014

4º Festival Internacional Pequeno Cineasta chega ao Rio

Importantes pontos do Rio de Janeiro recebem de 5 a 9 de novembro o 4º Festival Internacional Pequeno Cineasta (Fipc), que exibe filmes realizados por crianças e jovens de até 17 anos de todas as partes do mundo, com entrada franca.

A cerimônia de abertura, na Casa Daros, será conduzida pelo ator Lima Duarte e pelo pequeno cineasta João Pedro Faro.
O festival tem novidades internacionais: uma mostra de filmes venezuelanos e o workshop “Cine em Sala de Aula” para professores e líderes comunitários ministrado pela venezuelana Rita Elena Avila, da Fundación Manuel Trujillo Durán, além da exposição “Minha Vida Pacificada” da fotógrafa nova-iorquina Margaret Day com fotografias elaboradas por um grupo de crianças da Rocinha.
Haverá exibição de filmes com temática ambiental na Mostra Sustente Sua História e a oficina de animação ambiental conduzida pelo professor Alexandre Juruena no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico. Nas aulas, voltadas para crianças e que serão divididas em duas turmas de 17 alunos, será filmado um pequeno curta de animação utilizando materiais orgânicos – sementes, flores, folhas secas.
O festival também contará com uma mesa-redondinha reunindo crianças brasileiras e argentinas para debaterem, por vídeo conferencia, o tema da ditadura. O filme “Sabiá” do jovem Lello Campos será exibido na Casa Daros abordando o tema que tão fortemente marca os dois países latinos. Lello, agora com 23 anos, escreveu e dirigiu o filme aos 15 anos de idade e estará presente ao encontro. (Catraca/Redação)

Nenhum comentário: