quarta-feira, 1 de outubro de 2014

MAR realiza evento que cria interação entre obras de Machado de Assis e mundo digital

O Museu de Arte do Rio (MAR) apresenta de 30 de setembro a 2 de novembro, com entrada franca, o projeto "Rio de Machado", que une aplicativo, intervenção e seminário e faz relações com os romances do escritor.

A ideia do projeto é criar uma provocativa interação entre essas obras consagradas com o mundo digital.
A idealização e a curadoria são da Artéria – da curadora e crítica de arte Daniela Name e da consultora digital Gabriela Dias .
APLICATIVO:
Com o aplicativo, disponível nas tecnologias iOS e Android, será possível revisitar a obra do autor, por meio do mapeamento de alguns pontos da cidade presentes em seus nove romances e na vida do escritor. Ao acionar a localização via check in, o usuário terá acesso às informações de cada romance e ao trecho no qual a região ou rua são citadas. A ideia do projeto é, em vez de adaptar a obra para que as pessoas a conheçam, trazer Machado de Assis e sua literatura para o século 21, numa aproximação com o público tanto geograficamente como digitalmente por meio do elo com o Rio de Janeiro e do aplicativo e das mídias sociais.
SEMINÁRIO:
O projeto promove um seminário com nomes de grandes especialistas na obra de Machado de Assis e acontece em dois dias – 1 e 2 de outubro – no Museu de Arte do Rio (MAR). Confira abaixo a programação.
EXPOSIÇÃO:
Uma intervenção será inaugurada no dia 30 de setembro e vai transformar o pilotis do MAR em uma cidade de livros até o dia 2 de novembro. Cada um dos nove romances publicados por Machado de Assis será um “bairro-livro”, que contém uma geografia interna própria e percorre inúmeros bairros reais da cidade, com toda a sua variação de paisagem e cartografia. Será possível, por exemplo, caminhar por “Dom Casmurro” passando pela Tijuca, onde Bentinho e Capitu tiveram sua lua-de-mel, e pela Glória, onde o casal foi morar. Em “Memórias póstumas de Brás Cubas”, o público vai conhecer a Rua do Ouvidor e diversos endereços frequentados pelo protagonista no Centro, ou, ainda, o bairro do Catumbi onde ele viveu. A exposição terá ainda um display dedicado à biografia do escritor e estará ligado ao Morro do Livramento, na região do Cais do Porto, onde o MAR está localizado.

Nenhum comentário: