quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Policiamento é reforçado em condomínio invadido na Zona Norte do Rio

Cerca de dez policiais militares do 41º BPM (Irajá), em duas viaturas, reforçam o policiamento, na manhã desta quarta-feira, na entrada do conjunto habitacional invadido, no último domingo, em Guadalupe, na Zona Norte do Rio. A ação foi comandada por traficantes. De acordo com o comandante do batalhão, tenente-coronel Luiz Carlos Leal, os agentes foram deslocados para o local depois de imagens que mostraram um homem armado dentro do condomínio. O oficial afirmou ainda que não há operação de reintegração de posse marcada para as próximas horas. A PM aguarda o posicionamento da justiça sobre o pedido feito pela construtora.

Apesar disso, os invasores do local temem a ação militar. Eles realizaram um protesto dentro da unidade habitacional nesta manhã, utilizando bandeiras e cartazes, com frases como “Querer uma vida melhor é crime?”. Alguns afirmam que estão cadastrados desde 2009 no programa “Minha casa, minha Vida”, do governo federal.




- Nós criamos uma comissão para verificar a situação de cada família que está vivendo nesse empreendimento. Eu fui lá dentro conversar com eles, e levei o subprefeito da região também. Já sabemos que tem gente cadastrada no programa do governo federal, e outras não. Essas vão ter que sair. Vamos tentar uma saída de forma pacífica - garantiu o tenente-coronel Luiz Carlos Leal.

O comandante comentou também que muitos dos moradores são de uma favela, que fica bem ao lado do condomínio.

O caso

A invasão foi revelada pelo “Bom Dia Rio”, da TV Globo. Um homem com um fuzil foi flagrado pelo telejornal dentro do conjunto, descendo de uma moto e caminhando até um carro. Cerca de 200 pessoas apoiadas por bandidos ocuparam os 240 apartamentos, divididos em 11 blocos de cinco andares. A obra estava em fase final de entrega para os moradores.

A construtora BR4, responsável pela construção do Residencial Guadalupe, registrou o caso na 31ª DP (Ricardo de Albuquerque) e entrou na Justiça com um pedido de reintegração de posse. A direção técnica da BR4 afirmou à TV Globo que “tudo vai ser entregue da mesma maneira que estava antes da invasão”.

A Polícia Civil abriu inquérito. A Caixa Econômica Federal, que financiou a obra, também disse que vai pedir a reintegração de posse dos imóveis na Justiça. As famílias sorteadas pelo programa estavam a dois meses de receber as chaves. Todas têm renda familiar entre zero e três salários mínimos.

Segundo a BR4, o Habite-se foi emitido no último dia 23. O documento atesta que o imóvel foi construído de acordo com exigências da prefeitura.

A Secretaria municipal de Habitação afirmou que acompanha o caso e que pediu apoio das forças de segurança para a retirada dos invasores e reintegração imediata dos imóveis. A Polícia Militar disse que esteve ontem no residencial para tentar abrir um canal de negociação entre os invasores e os representantes do empreendimento, mas os militares não aparecem nas imagens da TV Globo.

A Secretaria de Segurança informou que não recebeu, oficialmente, nenhum pedido por parte da empresa responsável pela obra. Já a Caixa declarou que pediu ao Ministério da Justiça ações que possam prevenir situações como essa em programas habitacionais. (extra/Redação)




Nenhum comentário: