terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Sem resistência, ocupantes deixam a fábrica Tuffy Habib no Complexo do Alemão

Ocupantes da antiga fábrica de plásticos Tuffy Habib, na Avenida Itaoca, num dos acessos ao Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade, começaram a deixar o local sem resistência, na manhã desta terça-feira. Com ordem do Tribunal de Justiça do Rio, a ação de reintegração de posse, feita pela Polícia Militar, começou por volta das 4h e tem apoio de oficiais de justiça, de homens do Batalhão de Choque (BPChoq) e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Complexo do Alemão.
Segundo o relações-públicas da Polícia Militar, tenente-coronel Cláudio Costa, as famílias já haviam sido informadas da operação. A maioria das pessoas está saindo do local voluntariamente. Os invasores seguem de ônibus para o Olaria Atlético Clube, onde serão cadastrados em programas sociais.




— Está tudo tranquilo. As pessoas estão saindo, e o Batalhão de Grandes Eventos (BPGE) e oficiais de Justiça vão entrar no galpão e verificar se ainda tem alguém lá dentro — disse o tenente-coronel.

O líder da Associação de Moradores da Favela Nova Tuffy, Carlos Alberto, conhecido como Queiroz, disse que os ocupantes negociam com os governos do estado e do município para serem incluídos no programa Minha Casa Minha Vida ou em aluguéis sociais.

— Não podem jogar a gente na rua. Mas se nos cadastrarem e não derem casa, vamos voltar e acampar na frente da fábrica, sem invadir — disse Carlos Albert




Desde março deste ano, cerca de duas mil famílias ocupavam o galpão, mas segundo o relações-públicas da PM, na semana passada, o galpão era ocupado por cerca de 400 famílias e, desde esta segunda-feira, algumas pessoas começaram a deixar a antiga fábrica.
Devido à ação, várias ruas da região estão interditadas. De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, há bloqueio na Avenida Itaoca, na altura da Estrada Adhemar Bebiano, por onde é feito o desvio; na mesma via há interdições na altura da Rua Amaro Hamati, com desvio para a Estrada Adhemar Bebiano, e também no cruzamento com a Estrada do Timbó. Neste caso, motoristas seguem para a Avenida dos Democráticos.

Também está bloqueada a Estrada do Itararé, no trecho entre a Rua Paranhos e o Largo do Itararé, com desvio para ruas Paranhos e Diomedes Trota. Há bloqueio ainda no acesso da Estrada do Timbó para a Estrada do Itararé, com desvio pela Avenida Itaoca e Rua Uranos.
Com os bloqueios no tráfego, motoristas encontram impactos na região de Olaria, Bonsucesso, Higienópolis e Del Castilho. Quem segue de Engenho da Rainha e Inhaúma para os bairros de Benfica e Centro pode optar pelas avenidas Pastor Martin Luther King Junior, que tem trânsito lento no trecho de Irajá e Dom Hélder Câmara, que apresenta fluxo intenso no trecho da Cidade da Polícia.

De acordo com o Centro de Operações Rio, os reflexos chegam à Av. Brás de Pina, na Vila da Penha, com lentidão ao longo da via; na Rua Ibiapina; na Rua Uranos, entre Olaria e Bonsucesso; na Av. Itaoca; na Estrada do Timbó; na Estrada Adhemar Bebiano, entre os bairros de Inhaúma e Higienópolis e na Av. dos Democráticos. (Globo/Redação)




Nenhum comentário: